Osteopatia: sistema de tratamento com Terapia Manual




A Osteopatia é um sistema de tratamento que utiliza métodos de diagnósticos tradicionais e alguns métodos específicos para avaliação estrutural precisa, dando ênfase à mecânica do corpo, e utiliza técnicas manipulativas para corrigir estruturas e funções restritas. O objetivo da osteopatia é de tratar a causa da dor através de um trabalho GLOBAL das cadeias lesionais ascendentes e descendentes e não de tratar somente os sintomas dolorosos.

A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística.

As técnicas manuais, não invasivas, são indicadas para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e quadro evolutivo da doença, e para uma variedade de patologias desde musculoesqueléticas e viscerais, inclusive emocionais.

Através do seu uso o profissional tem como objetivo trazer o equilíbrio ao corpo do paciente, para que o mesmo tenha condições de se defender mediante o processo patológico. Assim, o osteopata busca, durante o tratamento, favorecer o processo de cura que é algo inato do corpo. Na osteopatia, enxerga-se o corpo como uma coisa inteira, não separado em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc

O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido (osso, ligamento, músculo, víscera) a partir das constatações feitas no exame preliminar.

O objetivo dessas técnicas é diminuir as alterações musculares e no tecido, restaurar o movimento e modificar a assimetria da disfunção.

Técnicas cranianas

As técnicas utilizadas na osteopatia craniana são tanto sutis quanto vigorosas, com a finalidade de promover a liberação de estruturas potencialmente restritas de forma mais direta, assim facilitando a conquista da mobilidade estrutural entre os ossos e suturas cranianas, inclusive da flutuação em níveis normais da circulação do líquido cérebro-espinhal.

Técnicas viscerais

São técnicas utilizadas para tratar a relação existente entre as lesões estruturais e o efeito no sistema visceral, pois para a realização das variadas e complexas funções dos órgãos deve haver um bom funcionamento, com a manutenção de mobilidade entre eles. Afinal, numa avaliação osteopática pode-se relacionar, por exemplo, a dor lombar com a redução de mobilidade do sistema genitourinário ou gástrico.

Técnicas linfáticas e imunitárias

São técnicas utilizadas para a manipulação do sistema linfático e consequentemente imunológico, com a finalidade de promover condições para a autorregulação das funções internas do organismo, afinal, existem evidências de que o sistema linfático tem relação íntima com outros sistemas como o metabólico, reprodutor, imunológico, circulatório, entre outros.

Still, dizia que o paciente não deveria gastar seu dinheiro com um terapeuta que não conhece o sistema linfático, somente se o profissional tem conhecimento prévio em lidar com os vasos linfáticos.

Técnicas fasciais

As técnicas fasciais são destinadas para as estruturas miofasciais. É realizada a manipulação das fáscias para que ocorra a reorganização das fibras dos tecidos conjuntivos de uma forma funcional e flexível. Sendo utilizadas para o equilíbrio do corpo, alívio muscular, aumento de mobilidade corporal, entre outros.

Entre os problemas normalmente tratados pela Osteopatia estão:

·Dores nas costas
·Dores no pescoço/Dores de cabeça
·Dores nos ombros
·Lesões ocupacionais/Disfunções posturais
·Lesões decorrentes da prática de esporte
·R e a b i l i t a ç ão p ó s-t r a um á t i c a /Reabilitação pós-cirúrgica
·Desconfortos e dores articulares/musculares e rigidez

A Osteopatia também pode auxiliar no tratamento de:

·Dor e restrição torácica associada a problemas respiratórios, como asma e infecções do trato respiratório
·Dores nas costas em gestantes
·Otite média
·Problemas menstruais
·Desordensdigestivas

O tratamento é geralmente realizado por um médico osteopata, ou em conjunto com um médico, dentista, pediatra, terapeuta natural, ou outros profissionais da área da saúde, visando tratar anomalias estruturais que contribuem para problemas metabólicos.

A medicina osteopática está baseada na interpretação do indivíduo como um ser único e integrado, mais do que a união de processos fisiológicos que ocorrem individualmente em diferentes sistemas. Dessa forma, os osteopatas se concentram principalmente no funcionamento corporal, particularmente quando este se encontra desviado da fisiologia prevista (por exemplo, quando existe uma redução de movimento no próprio tecido e seus arredores, diminuindo a perfusão tecidual)

Para corrigir as desordens mecânicas do corpo, o osteopata utiliza manipulações terapêuticas. A normalização osteopática é suave e controlada. Isso pode ser direcionado para a mobilidade articular, muscular, fascial, visceral e craniana, objetivando intervir na circulação, na drenagem linfática e nos impulsos nervosos. O cerne da medicina osteopática é o reconhecimento da habilidade da autocura do organismo, com alguma ajuda externa, na maior parte das doenças.

Para finalizar, é importante salientar que a Osteopatia é um método de tratamento que usa a Terapia Manual como ferramenta. Se você quiser conhecer e saber mais sobre outros métodos, inclusive com cursos de outras Terapias Manuaisclique aqui!

Interessou? Entre em contato com o nosso Whatsapp: (84) 99221 6616

Postar um comentário

0 Comentários